Tendências para maquiagem: NARS e Rafaella Crepaldi respondem

Quando falamos em maquiagem nossos olhos já brilham, e marcas renomadas fazem toda a diferença, ainda mais quando misturam tudo que a gente gosta: qualidade, variedade, produtos surpreendentes, tecnologia e tendências.

Por isso a NARS é uma das minhas favoritas. Pedi a Rafaella Crepaldi, makeup stylist regional NARS para América Latina, que participou dos principais backstages dessa última edição da LFW, para trazer dicas para vocês, e contar um pouco para sobre o que podemos esperar da maquiagem nas próximas temporadas. Muita atenção, porque a visão de quem entende do assunto pode mudar a maneira que você encara os pincéis, para muito melhor,claro.

Quais as tendências mais marcantes para a próxima estação, de acordo com os desfiles do LFW?

Eu acredito que a principal tendência foi essa ideia muito forte de se auto expressar através da maquiagem, que foi o grande ponto da beleza, das estações, inclusive do LFW.

Uma coisa que vi muito presente foi maquiagem com cor: delineadores coloridos, uma boca também sobressaindo, uma coisa do delineador fora do espaço convencional, não apenas na linha dos cílios superiores, mas também na parte inferior ou no côncavo!

É justamente essa ideia de liberdade de expressão através da maquiagem, principalmente esse mood mais divertido, having fun – uma expressão de personalidade mesmo.

Uma coisa certa que vi, que acredito que seja uma tendência também em termos de estética, é a desconstrução – não só o “having fun”, mas a desconstrução como uma boca que não precisa ser totalmente definida, delineada… ela pode ser uma boca esfumada, fugindo das linhas de contorno. Os olhos não precisam estar 100% com o esfumado completo do smoking eye… eles podem estar apenas com um pouco de cor, criada com um batom, por exemplo. O delineador não precisa estar na linha, ele pode estar no côncavo!

Acho que o que vai realmente entrar no estilo das brasileiras é a questão de mexer com diferentes texturas, que é algo que elas já estão se acostumando.

Apesar disso, acho que essas mudanças devem aparecer à médio-longo prazo… colocando batom nos olhos e nas bochechas, brincando mais com texturas líquidas, cremosas e de diferentes acabamentos, e não necessariamente aquela coisa do mate sempre (que a brasileira ama), mas ainda é algo que ela vai se adequando.

Produtos-chaves para conseguir trazer essas tendências para o dia a dia?

Acho que a principal dica é optar por produtos de longa duração, como o Eye Paint da NARS, que é um produto que a gente tem em várias cores – é ideal para construir um delineador fora do espaço convencional. Produtos mais cremosos são ideais também, pois podem ser usados de diferentes maneiras nos olho, bochechas e boca.

Os lábios também ganham produtos de longa duração com o Powermatte, que tem um acabamento mate e textura extremamente confortável!

Apostaria em cores específicas para trazer as tendências para a vida real?

Para esta temporada, especificamente, não falamos tanto sobre cores, mas sim sobre texturas e formatos! Já estava sendo comentado sobre o uso de tons mais quentes de maneiras mais interessantes, como nos olhos, mas o destaque é pelo modo de uso, e não pela cor em especial! Como a liberdade está em alta, cabe a cada um escolher sua cartela de cores!

Qual o passo a passo para uma make perfeita, duradoura e atual?

Para mim, hoje, uma make perfeita é uma pele bem iluminada, bem feita, sem pesar. Para isso, minha sugestão é a Pure Radiant Tinted Moisturizer, que é uma base mais leve da NARS, aplicando um corretivo com pincel, esfumando o produto sobre as olheiras ou em algumas partes que possam precisar de mais cobertura. Em seguida, aplicar um The Multiple da NARS nas bochechas, e um truque que tenho usado muito é o de aplicar o Powermatte como sombra, principalmente os tons terrosos, e o bom é que funciona muito bem se for aplicado nos lábios e olhos, criando uma maquiagem monocromática.

Os esmaltes continuam complementando a maquiagem?

Eu acredito que o esmalte é considerado mais um acessório do que um complemento da maquiagem, já que você pode escolher moods totalmente diferentes sem que fique estranho. Mas, com certeza temos falado muito sobre mais cores como principal tendência de esmaltes, e é algo que temos dado muito mais importância. Por exemplo, estou usando um esmalte furta-cor, e temos usado muito esse tom em iluminadores ultimamente, então podemos falar que as tendências seguem um padrão.

Alguma dica especial para peles muito jovens e maduras? Afinal, a moda é para todas, sabendo adaptar claro…..

Acredito que moda seja para todas mesmo, e tudo que falamos até aqui pode ser usado perfeitamente em uma pele mais madura e uma pele mais jovem, e isso inclui a parte de cor também! Como exemplo, podemos ver a Vivienne Westwood, que é uma senhora que usa um delineador no côncavo vermelho, apenas uma linha vermelha no côncavo, o que eu acho lindo! Acho super autêntico, super legal. E, enfim. Eu acho que, tudo pode ser usado por todos, com certeza! Eu só diria que, óbvio, tem produtos que funcionam melhor para gente que tem muita linha de expressão, peles maduras, que são produtos mais emolientes, não muito mates, não muito secos. Então eu diria que realmente tem que se adaptar a isso, mas de uma forma geral, em cores, textura é para todas.

Alguma novidade na maneira de aplicar os produtos?

Acredito que duas maneiras se destacaram: uma foi na maneira de aplicar o corretivo, o Soft Matte Complete Concealer com um pincel de esfumar sombra do olho, que fica bem natural. Por quê: você já consegue aplicar o produto mais difuso, mais natural, mais espalhadinho, e aí você só vem com o dedo e vai fundindo ele com a pele, assim ele fica ainda mais natural e lindo, criando uma camada bem fina de correção na pele, sem marcar. Outra maneira foi na aplicação de produtos cremosos – os Powermattes, por exemplo, que estamos usando muito, estamos aplicando com as mãos tanto nas bochechas quanto nos olhos e nos lábios, principalmente quando você quer entregar cor, mas não precisa de um desenho perfeitamente delineado.

Se pudesse escolher 3 produtos para investir nessa temporada, quais seriam? (anotem ai meninas!)

Se tivesse que escolher três produtos para investir nessa temporada seriam com certeza o Soft Matte Complete Concealer, o Powermatte nos tons mais amarronzados e rosados, e a base Natural Radiant Longwear Foundation, que é de longa duração, alta cobertura e radiante!

Onde encontrar os produtos:

Patricia Troncoso

Patricia Troncoso

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS